Uma das atividades mais desafiadoras para os grupo sem dúvida foi a elaboração de um jogo de RPG a partir de uma história. Os grupos vestidos como os personagens das histórias trabalhadas dinamizavam com as turmas em jogos de tabuleiro. Todos os grupos usaram de muita criatividade para executar a tarefa.
Grupo da turma 1601. RPG sobre a História Ilíada de Homero.
A turma do Projeto de Aceleração 2 fez o RPG sobre a "A farsa da boa preguiça" de Ariano Suassuna. Os alunos que participaram do jogo é da 1402.
Cada grupo tinha um jogo diferente a partir da mesma história de Ariano Suassuna.
Os alunos caracterizados com os personagens.
O jogo de tabuleiro.
Este é o grupo da turma 1802, eles confeccionaram sobre as histórias de Terror.
As crianças concentradas para ouvir as regras do jogo. |
... |
O aluno Bruno dinamizando o jogo com a turma 1402.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
ResponderExcluirEscolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves
"Se entre tantos alunos que passam por nós, fizermos a diferença para apenas um deles, e com a esperança desse aluno fazer a diferença na vida de alguém, ainda vou achar que vale a pena ser professor
ResponderExcluir